Quem Somos

5.11.20




"O que é ser livre para você?", essa foi uma das perguntas dirigidas a Nina Simone em uma entrevista. A espetacular, para dizer o mínimo, musicista norte-americana que sonhava em tocar música clássica, mas que acabou trilhando o caminho da música popular e do ativismo a favor dos direitos civis e contra o racismo pesado que acontecia (e continua acontecendo) em seu país nos anos 60. 
"Não ter medo. Realmente, não ter medo." essa foi a resposta de Nina Simone.



Infelizmente, estamos longe de sermos livres. Por diversos motivos e aspectos convivemos com o medo todos os dias. Porém, em outras diversas áreas, podemos sim nos libertar, podemos sim não seguir os padrões que nos cercam, nos impor perante às regras, enxergar além, nos empoderar.



O Projeto Dandaraz surgiu com o intuito e confrontar a falta de mulheres negras na indústria do entretenimento em geral, seja no cinema, na TV, em revistas, etc. Porém, além de querer que tal indústria acorde e veja que não existe só um tipo de corpo, de cabelo e de cor de pele, e por isso insira as mulheres negras em seu universo, queríamos trazer exemplos reais de beleza, exemplos de mulheres normais, para que também pudéssemos nos espelhar. Mulheres essas que não recebem cosméticos todos os meses de graça em casa e que não tem mais de 100.000 seguidores no Instagram.
Todas sofremos com os padrões impostos pela mídia, sejamos brancas ou negras. Mas, a questão é que nem o padrão de beleza tão fortemente imposto se aplica a mulheres negras, pois o padrão é ser branca.
São vários os empecilhos para que a mulher negra aceite sua beleza. Uma vez que quando isso acontece, não será fácil, por exemplo, para que ela ache maquiagens compatíveis com seu tom de pele e não será barato a compra de produtos capilares. A indústria da beleza tampa os olhos para nós.



Por isso tivemos a ideia do Projeto, para tantas meninas por aí verem que não estão sozinhas em sua transição capilar, na desconstrução de conceitos que lhes foram ensinadas desde pequenas. A ideia inicial é de fotografar essas mulheres para que elas se sintam empoderadas, contar sua história para que outras possam trilhar esse mesmo caminho de enfrentar esse desafio que é ir contra a corrente.



Além do desejo de empoderar mulheres pela parte externa, pela aceitação de quem se é, queremos conscientiza-las da necessidade de emancipação dos mais diversos tipos de amarras sociais, queremos que essas mulheres se vejam como seres participantes da sociedade em todos os seus aspectos. Queremos que ela tenha a convicção dos seus direitos como mulher.



O Projeto Dandaraz nasceu da esperança e desejo de Letícia de Melo Andrade, Letícia Gabriela Ferreira e Letícia Ramos de Souza de fazer a diferença e de mostrar para todas as mulheres a importância da seu empoderamento e com a ajuda de todas as participantes e colaboradoras desse Projeto esperamos atingir o máximo de mulheres possível.

You Might Also Like

2 comentários

  1. O Libertar do que nos incomoda, do que impede que sejamos uma pessoa melhor,feliz é Maravilhoso! Quebrar barreiras, soltar as algemas faz parte do seu encontro com vc mesma. Vc é linda minha filha,com os cachos que faz parte de sua herança genética. Bjs

    ResponderExcluir
  2. A iniciativa do Projeto é muito pertinente, já que enfoca não só a mulher, mas a mulher negra, maioria em nosso país. É no mínimo estranho, pra não dizer inaceitável ver uma maioria tratada como minoria. A ação desempenhada por esse Projeto é um dos caminho que podem nos remeter à mudança, de postura e de mentalidade. Façamos nossa parte em busca de um ambiente de aceitação e acolhimento das diferenças, de apreciação do belo, independentemente da cor ou da textura. Quem quiser alisar o cabelo, que faça por opção e não por imposição, isso é perverso. Parabenizo efusivamente as idealizadoras e participantes desse Projeto!!! Avante, Guerreiras! Vamos em busca de empoderamento e representatividade! Vocês são lindas, meninas!!

    ResponderExcluir

Popular Posts

Subscribe