Poema Orgulho Crespo

1.12.20

 Orgulho Crespo


Vim aqui para falar                                    Viver no mundo fechado                Queria muito fazer

Desse tal de preconceito                          De chapinha e secador                   As pessoas entenderem

É uma coisa muito triste                            Prefiro a liberdade                   Meu cabelo é muito lindo

Que me doe até no peito.                         De mostra o que sou.                       Tenho muito orgulho dele.


Certo dia alguém falou                             Eu digo para todo mundo                  Minha mãe sempre me disse 

Meu cabelo é muito Crespo                     Ela não sabe de nada           Filha você é tão bela

Ele tem os fios grossos                            Meu cabelo é meu orgulho           Seu cabelo te destaca

Nem balança com o vento.                      Mim sinto lisonjeada.                     No meio de todas elas.


Eu fique meio assustada                        Ela não sabe de nada                          É preciso entender

Me perguntado também                         Não sabe o que é cultura                     Que cultura é importante

Que balaço era aquele                          Eu digo sempre para ela                       Ela Traz sabedoria

Que o dela faz tão bem.                        Vá fazer uma leitura.                             E nós faz crescer bastante


Eu fiquei observando                           No dia que ela souber                       Se você também já foi

Por vários dias seguidos                      O que isso significa                             vitima de um preconceito

Descobri o seu segredo                       Nós vamos andarmos juntas                    Não fique calada não

E agora também  digo.                         E até sermos amigas.                               Vá busca os seus direito.


Ai eu disse pra ela                               Eu não vou me intimidar                           Preconceito é muito triste

Seu cabelo é alisado                           Diante do preconceito                               Seja de que tipo for

Só balança com o vento                     Tudo isso é bobagem                                 Só conhece o malvado

Porque tá sendo forçado.                   De quem tem muito defeito.                      Quem um dia já passou.


Orgulho Crespo é um poema escrito por Maria Jacilene Ferreira, 40 anos, assistente social. Nele, a assistente social, expressa um pouco sobre o que é ser uma mulher negra que carrega raízes suspensas na cabeça, e precisa ouvir e combater o racismo diário. Jacilene é mãe de Luma, mulher negra trancista, que vê em seu trabalho uma forma de resistência cultural.


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Subscribe